sábado, 11 de abril de 2009

Como prevenir a Osteoporose

A Osteoporose é uma doença responsável por deixar os ossos mais frágeis, tornando-os mais suscetíveis a fraturas.

De modo geral atinge quatro vezes mais as mulheres do que os homens, principalmente após a menopausa (por volta dos 50 anos) quando existe a diminuição na produção do hormônio estrogênio. 

Como Prevenir?

Uma boa orientação médica que associe dietas, exercícios e eventualmente medicamentos podem contribuir para a manutenção de ossos sempre saudáveis. 
A melhor conduta é considerar a prevenção desde cedo.

Como tratar?

Quando o problema se instala, somente um médico poderá indicar o melhor tratamento para o seu caso. Atualmente existem diversos tipos de medicamentos capazes de promover a interrupção da reabsorção óssea (a perda de cálcio dos ossos). 

Como detectar?

Embora existam diversos exames capazes de diagnosticar a perda de massa óssea, o mais difundido para o diagnóstico da osteoporose é a 
Densitometria Óssea. 

É de extrema importância que seja associada e desenvolvida uma pesquisa de fatores de risco para a osteoporose, entre os quais estão:

Raça branca
Histórico familiar de osteoporose
Vida sedentária
Baixa ingestão de cálcio e/ou vitamina D
Período da menopausa.
Fumo ou bebidas alcoólicas em excesso
Pessoa magra e/ou frágil
Fratura espontânea prévia
Medicamentos, tais como anticonvulsivantes, hormônio tireoideano, glicorticóides e heparina. Doenças de base, tais como hepatopatia crônica, doença de Cushing, diabetes melito, hiperparatireoidismo, linfoma, leucemia, má-absorção, gastrectomia, doenças nutricionais, mieloma, artrite reumatóide e sarcoidose.